Data: 05/03/2015 (quinta-feira)
Horário: 16h00m às 18h00m.
Local: Colégio Teresiano
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 331 - Gávea

1ª Assembléia Geral Ordinária

1. Acolhida

2. Reunião com os associados:

Aprovação da Ata da 9ª Assembleia de 2014;

Apresentação do demonstrativo financeiro de 2014;

Calendário de 2015 – Datas das assembléias/reuniões de diretoria e definição dos locais;

XXV Jornada Pedagógica – 19 de setembro de 2015;

Grupos de Trabalho.

3. Lanche e Confraternização;

4. Palestra: “A Inclusão escolar - um projeto além das leis” Faça download da apresentação clicando AQUI.

Sinopse: A palestrante apresentará um resumo das idéias do livro O Orientador Educacional, o Mediador Escolar e a Inclusão - um caminho em construção. Focaliza o aparato legal que se constituiu ao longo dos últimos 15 anos para criar mecanismos que facilitem a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino, em todos os seus graus. Descreve a escola como uma instituição cognitiva e social com seus dilemas para incluir um sujeito que possui características que não podem , de certa maneira, ser atendidas por uma instituição que está desenhada para trabalhar com um sujeito ideal. Propõe uma mudança que transcende a arquitetura física das escolas ao descrever o compromisso das instituições com um novo tipo de cidadão a qual se almeja construir. Defende a visão de que a escola precisa considerar as manifestações da sociedade bem como compreender e acatar a questão da diversidade no processo de educação Inclusiva repensando seu projeto de ser humano. Sinaliza a necessidade mais urgente de mudança na concepção de sujeito, no princípio da tolerância, mas como forma de respeitar e compreender a coexistência da multiplicidade e da ética mínima que deve reinar entre os indivíduos.

Palestrante: Marise Miranda Gomes Mineira

Formada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, pós graduada em Supervisão de Ensino pela UERJ, Administração Escolar pela UGF e Psicopedagogia Clínica e Institucionalpela UNES. Atua como Orientadora Educacional do CECe, atualmente presidente da ASFOE(Associação Fluminense de Orientadores Educacionais). É autora do Livro O Orientador Educacional, o Mediador Escolar e a Inclusão - um caminho em construção publicado pela ED WAK.