Atividades / Assembleias mensais

Reuniões anteriores

Assembleia MENSAL DO GRUPO ESCOLASRIO:

Data: 12/05/2016 (quinta-feira)
Horário: das 16:00 às 18:00
Local: CEL - Centro Educacional da Lagoa
Rua: R. Maria Angélica, 294 - Lagoa
Tel: 2536-3500

3ª Assembléia Geral Ordinária

Pauta:

1. Acolhida

2. Aprovação da Ata da 2ª Assembleia de 2016

3. Informes

- XXVI Jornada Pedagógica - 04/06/2016 – Colégio São Paulo

“Espaços Educativos – desafios e possibilidades na contemporaneidade”

- Assuntos Gerais

4. Lanche e Confraternização

5. Palestra: "Ética e educação: atuais desafios e perspectivas"

Palestrante: Prof. Edgard Lyra

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou em várias instituições de ensino, fixando-se como professor do quadro principal do departamento de Filosofia da PUC-Rio. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica e seus efeitos ambientais. É coordenador do Grupo de Trabalho Heidegger, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia). Atua como colaborador no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ e como assessor da SEB-MEC na elaboração do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum.

Sinopse: Muito se fala de “falta de ética”: há um clamor para que haja ética nos negócios, na política, na propaganda, nas relações interpessoais, no processo educativo. Mas, permanece difícil delinear o que possa ser uma ética em termos amplos, profundos, concretos e, sobretudo, atentos ao mundo de hoje; pois não se trata apenas de definir regras morais e exigir seu cumprimento, como se isso não representasse maior dificuldade. Uma discussão séria sobre ética deve, portanto, principiar pela tomada de consciência dessas dificuldades e delineamentos necessários. A questão das possíveis relações entre ética e educação se insere nesse impreciso contexto.