Data: 10 de agosto de 2017 (quinta-feira)
Local: Escola Parque
Rua Marquês de São Vicente, 355
Telefone: Telefone: (21) 2169-4949

5ª Assembleia Geral Ordinária

1. Acolhida

2. Aprovação da Ata da 4ª Assembleia de 2017

- XXVII Jornada Pedagógica do Grupo EscolasRio – 26/08/2017

“A escola hoje: novas formas de ensinar e novos espaços para aprender” – Prof. Nelson Pretto

- Mesas sobre o Novo Ensino Médio e a BNCC

- Troca de local da 8ª Assembleia

- Site

- Assuntos gerais

4. Confraternização

5. Palestra: “A Alienação Docente”

Sinopse: Fenômeno cada vez mais recorrente na escola básica, experimentado em situações de rompimento da família com o projeto pedagógico e que afeta diretamente o trabalho docente. Parte-se da alienação parental, que acontece quando um genitor, no processo de divórcio, busca afastar o outro do convívio do filho utilizando-se de discursos caluniosos ou que visam a desconstruir sua figura parental. No divórcio da família com a escola, discursos semelhantes geralmente se voltam contra o professor. Isso afeta a criança, que passa a não confiar na competência de seus professores, colocando em risco seu próprio direito à educação. Mas afeta sobretudo o professor, pois a efetividade do trabalho docente depende em grande parte do bom nome que se constrói na carreira e sua desconstrução implica a violação de um direito personalíssimo de difícil defesa no sistema jurídico atual.

Palestrante: Luiz Alberto Boing

Doutor em Educação e advogado com mais de 20 anos de experiência em direção de instituições de ensino. Diretor da Escola Técnica de Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí - MG (julho de 1994 a dezembro de 1998); Diretor Geral Adjunto do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (janeiro de 1999 a abril de 2003); Diretor do Centro Pedagógico Pedro Arrupe, no Rio de Janeiro (abril de 2003 a julho de 2012); Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (agosto de 2012 a julho de 2013); Diretor Pedagógico da Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador (a partir de julho de 2013).