Atividades / Assembleias mensais

Pauta para a próxima reunião

3ª Assembleia MENSAL DO GRUPO ESCOLASRIO:

Data: 17 de maio de 2018 (quinta-feira)
Horário: 16h00min às 18h00min
Local: Colégio Sagrado Coração de Maria
Rua Tonelero, 56 - Copacabana
Telefone: (21) 2545-9900

Pauta:

1. Acolhida e Confraternização

2. Aprovação da Ata da 2ª Assembleia de 2018

3. Informes

- Reunião FIRJAN - SENAI

- GT Novo Ensino Médio

- Calendário do período da Copa do Mundo

- XXVIII Jornada Pedagógica – 22/09/2018

4. Palestra: “Paulo Freire e a arqueologia da ternura”

Sinopse:

Outono de 1967. Paulo Freire, o mais reconhecido educador do país, está exilado com sua família do Chile. Entre afazeres intelectuais, projetos e viagens, permite-se uma brecha para registrar um tipo inusitado de alegria: a descoberta da neve. Como uma criança, descreve os flocos brancos a lhe restituírem a curiosidade e a surpresa. " A neve caindo parecia poeira do céu. E eu me senti menino de novo". Sua interlocutora – a destinatária que, no outro lado do continente, leria essa mensagem alguns dias depois – nunca havia visto um inverno rigoroso. Pudera: na época não tinha mais do que 9 anos. Era, nas palavras do próprio Freire, sua amiga "mais moça".

Entre 1967 e 1969 o pedagogo trocou correspondências com Nathercia Lacerda, sua prima em segundo grau. Décadas depois, A Casa e o Mundo lá Fora: Cartas de Paulo Freire para Nathercinha, resgata cartas inéditas do autor de Pedagogia do Oprimido, enquanto desenha memórias dos anos de chumbo pelo olhar singelo de uma menina.

Palestrantes:

Nathercia Lacerda

Bacharelada e licenciada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1980, com especialização em Arte-Educação pelo Atelier de Artes Plásticas Hélio Rodrigues/1985. Desde 1977, com atuação junto à infância e adolescência nas áreas de Psicologia, Arte-Educação, Promoção de Leitura e Memória em escolas públicas e particulares e em centros de pesquisa. Desde 2002 passa a fazer parte da equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/ CIESPI. Autora do livro infanto-juvenil lançado pela ZIT Editora em 2016: "A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha".

Cristina Porto

Graduação em História. Mestre em Educação e Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Foi coordenadora da Brinquedoteca Hapi, que funcionou durante 16 anos em museus, no Rio de Janeiro. É professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio; professora do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS); professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia do Pró-Saber; coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e consultora sobre a primeira infância do CIESPI/PUC-Rio.

Denise Sampaio Gusmão

Psicóloga. Especialista em Educação Infantil. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Idealizadora e Coordenadora do projeto Contos e Imagens das roças de Minas. É professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio; professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e professora do Curso de Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva ambos do Instituto Superior de Educação Pró-Saber no Rio de Janeiro.


Veja as reuniões anteriores