Jornadas Pedagógicas

XX JORNADA PEDAGÓGICA ESCOLASRIO - 2011

Tema: “Ensinar e Aprender em tempos de Redes Sociais e Cibercultura.”
Palestrantes: José Oureiral e Ana Maria Loureiro
Data: 10/09/2011
Local:  Colégio São Paulo
Endereço: Av. Vieira Souto, 22 - Ipanema
Horário: das 8h às 13h

A Jornada 2011 tem como foco a potencialidade dos ambientes virtuais de aprendizagem a partir da emergência do ciberespaço. Num primeiro momento, veremos como os jovens lidam com as informações que recebem massivamente. Em seguida será feita a análise da sala de aula dentro deste contexto e propostas pedagógicas a partir desta nova realidade.

Marta Maia (FGV-SP): Clique AQUI para fazer o download da palestra.

Doutor em Administração de Empresas - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - EAESP - 2003 Departamento: IMQ

Administradora de Empresas (FAAP-1985) e Doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2003). Atua como professora da FGV-EAESP nos cursos de pós-graduação e de Graduação desde 1999 e na FAAP (1986-2009). É consultora de Empresas e de Instituições de Ensino desde 1998.

Foi Coordenadora de Tecnologia Aplicada ao Ensino da FGV (2007-2008) e Coordenadora e vice-coordenadora dos cursos a Distância da FGV-EAESP (2003-2007). Atou como Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação da Fundação Armando Alvares Penteado FAAP)(2008-2009).

Atua como consultora e pesquisadora acadêmica pela FGV-EAESP.

Pesquisadora junto ao grupo de pesquisa de Tecnologia de Informação no CNPq.

É autora de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior. Para Instituições de Ensino elaborou projetos, implementou e coordenou programas de graduação, pós-graduação e extensão universitária para a FGV-EAESP. Participou dos projetos de Credenciamento a distância da FGVEAESP.

Participou como Consultora do Projeto de Certificação de Profissionais em Educação Flexível e a Distância - ABED/EDEXCEL.

Participa do Comitê Nacional de Informatização para Todos - UNESCO.

Áreas de interesse:

Administração da Tecnologia de Informação; Tecnologias Educacionais; Educação a Distância e Ensino-Aprendizagem.

- Rosália Maria Duarte (PUC-Rio)

Doutora, PUC-Rio, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000).

Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, mídia, televisão, criança, juventude, cultura e audiovisual.