Jornadas Pedagógicas

XXV JORNADA PEDAGÓGICA ESCOLASRIO - 2015

Tema: “Boniteza de um Sonho: Ensinar e Aprender com Sentido”
Palestrante: Moacir Gadotti
Data: 19/09/2015
Local: Auditório do Colégio São Paulo
Endereço: Avenida Vieira Souto, 22 - Ipanema
Horário: das 8h às 12h30
Clique aqui para ver o cartaz de divulgação.
Clique aqui para baixar a ficha de inscrições.

Ementa da palestra de Moacir Gadotti:

“Minha carreira de professor foi marcada pelo encontro com Paulo Freire, em Genebra, no ano de 1974. Com ele aprendi muitas lições. A principal foi a de me mostrar a “boniteza de ser gente”, a boniteza de ser professor. A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da nossa sensibilidade, depende da nossa consciência. Na nossa profissão, sonho e sentido querem dizer a mesma coisa. Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente.

A realidade, contudo, muitas vezes está bem distante do sonho. Pesam sobremaneira as condições concretas no exercício dessa profissão. E aí entra o papel do professor: construir sentido, transformar o obrigatório em prazeroso, selecionar criticamente o que devemos aprender, numa era de impregnação de informações. Torna-se fundamental aprender a pensar autonomamente, saber comunicar-se, saber pesquisar, saber fazer, ter raciocínio lógico, aprender a trabalhar colaborativamente, fazer sínteses e elaborações teóricas, saber organizar o próprio trabalho, ter disciplina, ser sujeito da construção do conhecimento, estar aberto a novas aprendizagens, conhecer as fontes de informação, saber articular o conhecimento científico com o saber sensível, o saber técnico, o saber popular.

O que o professor precisa saber para ensinar?

O professor precisa saber muitas coisas para ensinar.

Mas, o mais importante não é o que é preciso saber para ensinar, mas, como devemos ser para ensinar. O aluno quer saber, mas nem sempre quer aprender o que lhes é ensinado. O aluno precisa ser autor, ser rebelde, criador. A função da escola não é instruir. É descobrir. A escola precisa ser ousada, corajosa, formando para a autonomia, para o sonho e para a liberdade. Ensinar vem do latim “insignare”, que significa “marcar com um sinal”, indicar um caminho, um sentido. Esse é o verdadeiro papel da escola e dos professores. Nós, professores, somos essencialmente profissionais do sentido.

Ser professor hoje, no século XXI, não é nem mais difícil nem mais fácil do que era no século passado. É diferente. Numa sociedade de redes e de movimentos, diante da velocidade com que a informação obsolesce, seu papel está mudando de lecionador para organizador da aprendizagem. Ele não só transforma a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas faz fluir o saber emancipador, porque constrói sentido para a vida das pessoas e para a humanidade. Por isso ele é imprescindível.

Encaminhamos em anexo o cartaz da Jornada e a ficha de inscrição.

Temos certeza de que a Jornada será um sucesso e contamos com a sua participação!

Programa:

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h30min - Abertura e Palestra
10h30min às 11h – Confraternização
11h às 12h - Debate

Valor da inscrição: R$70,00 (filiados) e R$110,00 (não filiados)

Informações: 21- 22330147
Inscrições: Depósito Bancário
EscolasRio
Banco Itaú
agência: 1672
conta corrente:11057-2