Dicas

Sugestão de Filmes

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

O site Getro (www.getro.com.br) criou uma lista com 10 filmes sobre bullying que você deveria assistir.

Título Foco Rápido comentário
A Classe (Klass, Estônia 2007) Bullying Joosep é um adolescente tímido e sensível que virou saco de pancadas do valentão Anders e sua turma. Diariamente, Joosep é submetido a longas sessões de tortura física e psicológica. A situação piora quando Kaspar, um dos moleques que marcava posição contra Joosep, muda sua conduta e passa a protegê-lo. Sentindo sua liderança ameaçada, Anders decide tornar Kaspar vítima tambem das mesmas atrocidades. Produzido num país sem muita tradição cinematográfica, o filme é um verdadeiro soco no estômago, feito propositadamente para chocar. A princípio, pode soar sensacionalista, mas está mais para um ALERTA e dificilmente vai deixar indiferente quem o assistir.
Meu Melhor Inimigo (Min Bedste Fjende, Dinamarca 2010) Bullying Cansado de ser humilhado pelos garotos da escola, Alf decide tomar medidas contra aqueles que o atormentam. Alia-se a outro colega também vítima de bullying e, juntos, inspirados nas lutas de Niccolo, herói de uma revista em quadrinhos, firmam um pacto secreto para se vingar dos valentões da turma. Tudo parece ir de acordo com o plano, até que Alf percebe que virar a mesa contra seus algozes, tem suas consequências. Impactante e triste filme dinamarquês que nos faz refletir sobre nossos atos e este mundo tão cruel.
Elefante (Elephant, EUA 2003) Bullying Numa escola secundária de Porland, estado do Oregon, a maior parte dos estudantes está engajada em atividades cotidianas. Enquanto isso, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática com altíssimo poder de fogo. Munidos de várias armas que vinham colecionando, partem para a escola, onde serão protagonistas de um verdadeiro banho de sangue. Inspirado no triste ocorrido em abril de 1999, quando dois adolescentes mataram 14 estudantes e um professor na Columbine High School.
Bullying – Provocações Sem Limites (Bullying, Espanha 2009) Bullying Órfão de pai, Jordi é um jovem educado, bom aluno e talentoso jogador de basquete que, ao se mudar para uma nova escola em Barcelona, desperta raiva e inveja de um bullie e seu grupo. Humilhações e espancamentos tornam-se parte de sua vida. Jordi guarda silêncio enquanto a violência se intensifica, envolvendo-se cada vez mais no perigoso e sádico jogo psicológico do seu agressor. Um longa angustiante que mostra de maneira severa e chocante a realidade dos que sofrem Bullying e a importância de se denunciar essa prática.
Bully (Bully, EUA 2001) Bullying Bobby (Nick Stahl) é um valentão que vive abusando fisicamente dos colegas da escola. Cansados de sua atitude, eles se juntam e decidem lhe dar uma lição, atraindo-o até um pântano e espancando-o até a morte. O ocorrido provoca reações distintas na comunidade em que vivem, que vão do choque pela brutalidade do assassinato até mesmo a sensação de que Bobby recebeu o que merecia. Baseado em fatos verídicos, trata-se de um filme chocante, dirigido pelo polêmico Larry Clark (Kids), especializado em retratar o ócio e a banalidade da violência na juventude americana.
Ben X – A Fase Final (Ben X, Bélgica 2007) Bullying Diagnosticado com Síndrome de Asperger (um Autismo mais leve), Ben é um adolescente com extrema dificuldade de socialização e comunicação. Para escapar da agressão dos colegas de classe, ele refugia-se em Archlord, um game jogado por milhares de pessoas online, cada qual operando um personagem num mundo virtual. A partir do momento em que a opressão leva Ben ao limite, a linha entre a fantasia e a realidade começa a se tornar perigosamente escorregadia. Um filme tocante e inovador, supostamente baseado em um episódio real.
Evil, Raízes do Mal (Ondskan, Suécia 2003) Bullying Problemático jovem de 16 anos, acostumado a tratar todos com brutalidade, devido aos maus tratos de seu padastro, acaba expulso da escola pública e transferido para um prestigiado colégio privado, onde sabe que terá sua última oportunidade. O adolescente pretende mudar de vida, porém se defronta com muitas situações de injustiças e humilhações por parte dos alunos veteranos que ultrapassam os limites da ética e do bom-senso. Submeter-se ou revidar os maus tratos? Ambientado nos anos 1950, um obra perturbadora e inquietante que também fala de impunidade.
Bang, Bang! Você Morreu (Bang, Bang! You’re Dead, EUA 2002) Bullying Ben Foster, então com 21 anos, faz um estudante exemplar que, cansado de ser constantemente humilhado por um dos jogadores do time de futebol da escola, ameaça explodir o prédio durante o período de aulas; porém usa uma bomba de mentira. Depois do falso atentado, ele começa a ser visto com desconfiança pelos colegas, e passa a arquitetar algo realmente violento. Ao falar de preconceito, o longa mostra claramente do que um jovem é capaz quando o que se espera dele invade os preceitos morais de um grupo determinado ou de toda uma sociedade.
Quase Um Segredo (Mean Creek, EUA 2004) Bullying Ronny Culkin faz um delicado adolescente continuamente atormentado pelo valentão da escola. Incentivado pelo irmão mais velho, decide se vingar, atraindo o moleque para uma viagem de barco onde pretende humilhá-lo. Durante o passeio, passa a enxergar seu algoz sob outra perspectiva – a de um garoto solitário que só quer um pouco de atenção – e decide cancelar o plano. Mas as coisas dão errado com consequências trágicas. Um filme instigante, repleto de sarcasmo, sensível e com ótimas atuações.
Carrie, A Estranha (Carrie, EUA 1976) Bullying Carrie (Sissy Spacek) é uma jovem tímida que não faz amigos por conta da mãe desequilibrada, uma fanática religiosa. Ao aceitar ir ao baile do colégio, ela cai numa armadilha preparada para ridicularizá-la em público. O que ninguém imagina é que a jovem possui poderes telecinéticos e pretende usá-los para se vingar. Este clássico dirigido por Brian De Palma fala de preconceito e bullying numa época em que a vida colegial só inspirava comédias ou romances. Engraçado perceber que o título nacional acrescentou um adjetivo que é, por si só, uma expressão de segregação!

Um filme é sempre atrativo, traz entretenimento e desperta reflexões, principalmente quando bem explorado.

Aqui você encontrará a indicação de filmes e links, alguns voltados mais para seus alunos, outros, voltados para o professor, com possibilidades de exploração psico-pedagógica. Selecione-o, norteado pelos seus objetivos, e não deixe de vê-lo antes de projetá-lo. Planeje como orientar seus alunos a melhor assistí-lo, de forma a obter mais frutos, transformando-o, verdadeiramente, numa ferramenta didática.

Se você assistiu algum filme que permite uma exploração educacional, compartilhe-o conosco, acompanhado de um pequeno comentário, através do e-mail faleconosco@escolasrio.com.br.

Título Foco Rápido comentário
Inimigo Íntimo Geopolítica Um jovem terrorista do IRA que precisa realizar uma missão nos Estados Unidos se hospeda sem revelar sua identidade na casa de um policial local, que passa a tratá-lo como se ele fosse seu próprio filho.
Central do Brasil Ciências Sociais Além de "Central do Brasil" ser sobre a necessidade de descobrirmos o afeto capaz de mudar nossa relação com a vida, ele tem uma carga documental que nos mostra uma realidade brasileira marcada pelas desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, nos coloca diante diferentes comunidades lingüísticas (a central carioca, o nordeste brasileiro), numa visão contextual, nos possibilitando observar práticas lingüísticas em situações em que, tanto a escrita como a fala, são centrais para as atividades comunicativas do desenrolar da história.
Idiocracia Ciências Sociais Crítica à sociedade de consumo. O filme viaja ao futuro e faz um retrato do destino da humanidade se ela (nós), continuar(mos) seguindo o mesmo caminho.É uma sátira dura embutida em uma comédia. Em 2505 os idiotas tomam conta do mundo, confiram o caos que se instala. Filme para ser assistido com olhos de auto-crítica.
Escritores da Liberdade Ciências Sociais Erin Gruwell (Hilary Swank) é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em tode a comunidade. Um ótimo filme para trabalhar a prática educacional e o preconceito na escola e fora dela.

Endereços de páginas com sugestão de filmes
Página com sugestão de filmes sobre História Geral, do Brasil, das Américas www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?categoria=9
Filmoteca dividida em períodos históricos www.facape.br/claudemirovilaca/filmes.htm

Filmes de cunho psico-pedagógico
Sorriso de Mona Lisa Retrata a sociedade do início da decada de 1950. Relata a história de uma professora de Artes, formada na Universidade de Berkely, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América, que vai lecionar em uma escola feminina "Wellesley College", extremamente tradicional. É um convite à reflexão do fazer pedagógico que transcende a mera relação de transmissor ativo (professor) e receptor passivo (aluno) e a adequacidade dos conteúdos programáticos e a sua relação com o cotidiano. Também interesante para navegar pela História da Arte.
Correndo com tesouras Fala sobre como o menino Augusten Burroughs sobrevive numa infância nada convencional: uma mãe, portadora de disfunção bipolar, um pai professor e alcóolatra. Quando o casamento se desfaz, o menino é adotado pela família Finch. O menino relata os eventos de sua vida em um diário como uma forma de terapia: situações em que evita a escola, a aprendizagem sobre o amor com um homem mais velho, a tomada de grandes decisões aos 15 anos de idade.
Pro dia nascer feliz Pro Dia Nascer Feliz: esse é um documentário brasileiro, do cineasta João Jardim. Mostra as situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.
Sociedade dos Poetas Mortos Apresenta um professor que chega à escola e revoluciona a maneira dos alunos pensarem. Explora a emoção e os sentimentos dos alunose. Deixa claro que a escola é o lugar onde não só obtemos acultura e informação, como aprendemos a viver em conjunto. Por meio do filme percebe-se o quanto a educação é coisa do coração.
O Céu de Outubro Como transformar por meio da prática? Grupo de meninos veem a transformação do cenário social em que vivem através da associação de seus sonhos e da prática.
Legalmente Loira Estereótipos nem sempre se confirmam. No caso do filme, a garota loira e sempre bem arrumada mostra que patricinhas não são necessariamente burras. É uma excelente reflexão para aqueles que se deixam guiar pelo que lhes é dito e pelo apelo das aparências.
Meu nome é RADIO Para se discutir a convivência respeitosa da diversidade que acaba por enriquecer a todos. Mostra, com sensibilidade, como trabalhar com as diferenças em sala de aula, promovendo a inclusão social. Como ensinar os alunos a entender as diferenças? Como ajudar os alunos que têm maior dificuldade de socialização a se integrarem ao trabalho e às atividades da escola? Mostra que na medida em que o professor cria um ambiente de aceitação, estimulador, não-crítico, emulador, cria, também, condições para que ocorra o desenvolvimento da aprendizagem.
Ao Mestre com Carinho Retrata a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes.
Gênio Indomável Ir além das aparências é a chave para descobrir as possibilidades do aluno e explorar todo o potencial de aprendizagem.
Dogville A triste história de Dogville mostra toda a hipocrisia social pela representação micro-social do que acontece em nosso mundo, onde o abuso de poder e a manutenção de dogmas e valores ultrapassados se impõem substituindo o altruísmo pela barganha mesquinha, em que os sentimentos de crueldade, frustração, medo, inveja e falsidade perpetuam a desvalorização das relações humanas verdadeiras, por trocas materiais e sentimentais.
Dúvida A história é ambientada no ano de 1964, em uma escola católica no Bronx (Nova York), onde a diretora é uma dura freira que acusa publicamente de pedofilia um padre popular. O filme aborda as questões de religião, autoridade e moralidade.
Nenhum a menos Filme que faz pensar sobre questões sociais e suas conseqüências na formação educacional . Propõe a reflexão sobre o motivo que leva um educador a se envolver com seus alunos e a compreender o seu papel na instituição de ensino. Faz uma crítica aos governos que pouco investem em educação.
Pink Floyd: The Wall Essa ópera-rock desconstrói os valores atribuídos à instituição escolar e expõe o conflito entre as necessidades particulares e coletivas O obra questiona a educação super-rígida e limitada à estrutura da sala de aula. Propicia a reflexão de como o jovem é conduzido, sem perceber, por forças da sociedade de consumo, que não conhece, sendo induzido a comprar, a consumir, a pensar seguindo interesses comerciais.
Mr. Holland: Adorável Professor Mostra como a influência dos educadores na vida pessoal dos alunos pode ser mais forte do que aparenta e gerar frutos permanentes. Filme sensível, que mostra que Educação não é só livro e caderno, mas é formar e transformar seres humanos através de um professor de música que toca a vida das pessoas de forma diferente.