Dicas

Sugestão de Livros

Título Autor Editora Sinopse
A Civilização do Espetáculo - Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura Mario Vargas Llosa Objetiva Ltda Em "A Civilização do Espetáculo", o escritor diz que no passado a cultura era uma espécie de consciência que impedia que virássemos as costas para a realidade. Hoje, lamenta Llosa, a cultura atua como mero mecanismo de distração e entretenimento. Para ele, "a ideia ingênua de que, através da educação, se pode transmitir cultura à totalidade da sociedade, está destruindo a 'alta cultura', pois a única maneira de conseguirmos essa democratização universal da cultura é empobrecendo-a, tornando-a cada dia mais superficial".
Os Filhos, dos filhos de nossos filhos Josus Muñoz e David Turner Plexus Os autores, homens que trabalham com propaganda e marketing, escrevem sobre a mídia na Internet e fazem uma reflexão sociológica da humanidade após o advento da informática. A Internet já mudou hábitos, levando-nos a mudar de comportamento no mundo dos negócios, nossa visão de mundo, da sociedade e do mercado. A educação não pode ignorá-la.
Educação pelo a argumento Gustavo Bernardo Rocco Proposta de reformulação nos critérios de ensino e avaliação dos alunos O autor propõe um ensino cujo objetivo central seria o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos.
Os professores em tempos de mudanças Andy Hargreaves Mc Graw-Hill Produção decorrente de suas pesquisas realizadas com professores de todo o mundo e de todos os níveis de ensino. Hargreaves alerta que é hora de as regras do ensino e do trabalho dos professores mudarem. Hargreaves constata e demonstra, o porquê essa mudança se faz necessária. Destina-se aos professores, gestores educacioanis e bem como àqueles que desejam compreender melhor o ensino na época pós-moderna.
Avaliação. Da excelência à regulação das aprendizagens - entre as duas lógicas Philippe Perrenoud Artmed Esta obra mostra a complexidade do problema da avaliação, e de seus antagonismos.mostra a complexidade do problema da avaliação, o qual se deve à diversidade das lógicas em questão, a seus antagonismos, ao fato de que a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo e, constantemente, na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades. Os diversos capítulos podem ser lidos independentemente uns dos outros.
Dez novas competências para ensinar Philippe Perrenoud Artmed Aborda as práticas inovadoras e as consequentes competências emergentes, que vão contribuir para o sucesso escolar através do estímulo à pesquisa e a ênfase à prática reflexiva por parte do aluno.
Os Conteudos na Reforma : Ensino e Aprendizagem de Conceitos Procedimentos e Atitudes - Cesar Coll Cesar Coll Artmed Cuidados a serem tomados na escolha de conhecimentos que se ensinam e aprendem na escola, de forma que sejam pautados em critérios de atualização cultural para que a dicotomia entre o acadêmico e o senso comum, ou entre o texto literário e o informativo, não apresentem tantas lacunas durante o processo da organização dos conhecimentos.
Avaliação: Mito e Desafio:uma perspectiva construtivista Jussara Hoffmann Mediação Trata do avaliação do desempenho do aluno, dando uma visão crítica à prática de controle e classificação da avaliação. Apresenta alguns estudos de casos.
Avaliar para promover Jussara Hoffmann Mediação Apresenta cinco princípios essenciais na avaliação, para que ocorrra uma efetiva promoção da aprendizagem, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. A autora aborda questões sempre polêmicas como: a análise de tarefas avaliativas, o papel dos professores como mediadores em vários momentos de sala de aula, estudos de recuperação, elaboração de testes, os registros de avaliação, dentre outros.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Paulo Freire Paz e Terra Leva à compreensão de que "ensinar" vai muito além do ato de transmitir conhecimento. Destaca que a reflexão crítica (teoria) e a prática deve estar presente em todos os momentos da ação docente, visando a autonomia pessoal do aluno, pois, é através dela que se conseguirá construir uma sociedade democrática que respeite a todos.
Pedagogia do Sucesso João Batista Araujo e Oliveira Instituto Ayrton Senna Programa de Aceleração da Aprendizagem, implementado pelo Programa Acelera, realizado pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com empresas, estados e municípios que mostra saídas para os baixos níveis de aprendizagem revelados pelo Pisa.
O que é esse tal de Estatuto? - O novo direito da criança e do jovem Luiz Lobo Instituto Ayrton Senna Traz uma análise passo a passo dos 267 artigos do ECA, o que mudou, dicas do que o comunicador pode fazer pela criança e principais críticas ao Estatuto. Texto claro e objetivo para qualquer leitor interessado no tema.
Aprender com Jogos e Situações-Problema Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty e Norimar Christe Passos Art Med Jogos e situações-problema podem ser recursos úteis para uma aprendizagem diferenciada e significativa. Para jogar e enfrentar situações-problema as crianças precisam ser ativas, envolvidas nas tarefas e desenvolverem relações com pessoas e objetos de forma cooperativa e responsável. As regras regulam por convenções que, por sua vez, organizam a convivência.
Geografia - Práticas pedagógicas para o ensino médio Nelson Rego, Antonio Carlos Castrogiovanni, Nestor André Kaercher (Org.) Art Med Apresenta reflexões teóricas acerca do ensino de geografia aliadas a práticas relacionadas às mais variadas áreas do conhecimento nesse campo. Trata-se de uma contribuição única para se repensar e refazer o ensino de geografia em nosso país.
Coleção - Práticas pedagógicas para o ensino médio Diversos Art Med Apresenta propostas para renovação dos métodos de ensino, de forma a interessar aos jovens e realmente ajudá-los em sua formação. A coleção Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio traz aos educadores recursos consistentes e de fácil aplicação para qualificação de seu cotidiano pedagógico.
Crise de valores ou valores em crise? Yves La Taille, Maria Suzana De Stefano Menin & Cols. Art Med A sociedade contemporânea brasileira estará passando por uma "crise de valores", no sentido de um mal-estar moral, ou estará ela vivendo período de transição, durante o qual há "valores em crise", valores em transformação? Eis a pergunta que um grupo de especialistas em Psicologia Moral procura responder.
Ensino Eficaz de Matemática Rosamund Sutherland Art Med Explora os fatores que influenciam o aprendizado da matemática nos jovens. Ele se vale de uma abordagem holística, de orientação sociocultural para mostrar como todos os jovens podem ser encorajados a aprender e se envolver com a matemática.
Um choque de esperança - cuidado frágil Maria Cecília Almeida e Silva, Martha Bonardi, , Jana M. da Cunha, Thelma Polon, Fernanda T.Costa, , Regina C. S Cortez, Verena S.Kadlec, Cesar Ibrahim Pró-Saber Pesquisa do mundo da adolescência para além das classes, dos bairros, das escolas e das famílias. Existe a queixa de que o adolescente não ouve o que lhe é ensinado, mas estará ele sendo ouvido? Não respeita, mas estará ele sendo respeitado? A beleza do resultado da pesquisa sobre o pensamento do adolescente está na descoberta de que ele quer a sinceridade, honestidade, transparência, gratuidade, fidelidade.
Educação pelo argumento Gustavo Bernardo Rocco Como lidar com alunos que plagiam trabalhos da internet? E o que fazer com vestibulandos que seguem à risca as apostilas e não conseguem aplicar o conhecimento? argumentação. Gustavo Bernardo é um crítico do sistema de ensino. Ele propõe a interdisciplinaridade, como uma das armas para desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos.
Projeto Spectrum: Utilizando as Competências das Crianças - 3 volumes Gardner e cols. Art Med Nestes três volumes, os autores trazem as teorias de Gardner e Feldman para a sala de aula por meio de um projeto curricular inovador. O Projeto Spectrum oferece uma abordagem alternativa à avaliação e ao desenvolvimento de currículos para educação infantil e os primeiros anos da educação fundamental, enfatizando a observação cuidadosa, identificando as áreas de competência das crianças e usando-as como base para um programa educacional individualizado.
Investigações Cognitivas - Conceitos, Linguagem e Cultura Kohl de Oliveira, Marta Art Med O trabalho iniciado no interior da proposta da ciência cognitiva e centrado na questão dos conceitos incorpora neste livro tópicos de epistemologia e de psicologia histórico-cultural e alarga suas preocupações no sentido de abarcar a questão da identidade das estruturas narrativas do conhecimento.
Inteligência Plena - Ensinando e incentivando a aprendizagem e a realização dos alunos Robert J. Sternberg & Elena L. Grigorenko Art Med Oferece os instrumentos necessários para o trabalho em sala de aula de maneira a estimular individualmente a inteligência das crianças.
Crianças com Dificuldades de Aprendizagem - Uma abordagem cognitiva Dockrell, Julie; McShane, John Art Med Apresenta um panorama das dificuldades de aprendizagem, unindo teoria e prática. Eles argumentam que, para se avaliar os problemas da criança e montar um programa de intervenção bem-sucedido, é imprescindível a compreensão do sistema cognitivo.
Cinco Mentes para o Futuro Howard Gardner Art Med Vivemos em um tempo de grandes mudanças, que envolvem uma rápida globalização, quantidades crescentes de informações, a hegemonia crescente da ciência e da tecnologia e um choque de civilizações. Essas mudanças exigem novas maneiras de pensar e aprender na escola, nos negócios e nas profissões. Neste livro são definidas as habilidades cognitivas que terão valor nos anos que virão: a mente disciplinada, a mente sintetizadora, a mente criadora, a mente respeitosa e a mente ética.
As melhores escolas - A prática educacional orientada pelo desenvolvimento humano Thomas Armstrong Art Med O autor motiva os educadores a deixar para trás definições estreitas da aprendizagem e a retornar aos grandes pensadores - Montessori, Piaget, Freud, Steiner, Erikson, Dewey, Elkind, Gardner - e à abordagem do desenvolvimento humano e da integralidade da criança. Destaca exemplos de programas de ensino que respeitam as diferenças entre os alunos, usando práticas adequadas ao desenvolvimento e promovendo uma abordagem humana na educação.
A Solução de Problemas - Aprender a resolver, resolver para aprender Juan Ignacio Pozo; María del P.P.Echeverría; Jesús D.Castillo; Miguel A.G.Crespo; Yolanda P. Angón Art Med Ensinar a resolver problemas em cada uma das áreas significa enfatizar o ensino dos procedimentos e o papel fundamental do professor no incentivo da criação de estratégias de solução de problemas por parte dos alunos.