O Grupo EscolasRio

Quem somos

Somos um grupo que partilha experiências no campo educacional, visando o crescimento dos participantes e buscando qualidade em educação.

Uma das principais características do grupo EscolasRio é ter uma constituição híbrida, que reúne como associados, numa mesma organização jurídica, pessoas físicas e instituições.

Não somos um grupo confessional: participam das reuniões escolas laicas e religiosas.

Não temos qualquer ligação com sindicatos, seja de categoria ou patronal. Isto nos possibilita uma grande riqueza de trocas entre profissionais e estabelecimentos de ensino. O objetivo central do grupo é a EDUCAÇÃO.

Contamos atualmente com a participação de cerca de cinquenta e dois associados entre profissionais e escolas representadas por membros de suas equipes pedagógicas e diretivas.

Em que Acreditamos

Acreditamos que um dos principais valores e garantias de uma sociedade democrática é a liberdade de pensamento e de expressão. Isso é assegurado, em boa parte, pela liberdade de ensino. Acreditamos que a maior riqueza de um sistema educacional está na sua diversidade. A rede escolar de uma sociedade deve ser concebida de forma plural. Por isso, especialmente na Educação Básica, é importante dar condições para que floresça e prospere toda diversidade pedagógica. Acreditamos que diferentes representações do que seja educação de qualidade podem conviver, viabilizadas através de diferentes propostas educacionais, apontando para diversas formações possíveis. Quanto mais variado for esse cenário na Educação Básica, mais ricas as possibilidades para todas as crianças e mais bem atendida estará a sociedade. Nesse contexto, favorece-se que a educação se paute por uma ética da diferença e da complementaridade e não, da uniformidade.

Somos, portanto, favoráveis à diversidade e às diferenças existentes entre as escolas. Entendemos que a diversificação de currículos e programas possibilita que cada escola desenvolva seu próprio Projeto Pedagógico, de acordo com sua identidade e vocação institucional.

Participe! Torne-se um Associado
Links: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica